top of page

Múltiplos relatos - Resposta à pesquisa pós-prova - CA da Mulher - As Pamonhas

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Texto por Danilla Icassati Corazza


Em primeiro lugar, gostaria de dizer que foi um prazer inenarrável acompanhar tudo desta corrida!

Quero agradecer o carinho e dedicação da Audrey e do Norberto, da Equipe Audreynalina Aventura, que não mediram esforços para que o evento acontecesse!! Ressaltar também todo o envolvimento da família “Os Pamonhas”, pois cada um teve um papel crucial antes, durante e depois da corrida! Foi realmente um exemplo de trabalho em equipe, muito lindo e fortalecido pelas amizades e união de muita gente apaixonada por este esporte!


Tive o privilégio de participar de correr na equipe “As Penélopes” e, ainda, convidar outras amigas para correr, que formaram a equipe “As vamoindinhas”. Durante todos os preparativos e naquele momento das inscrições, vendo como tudo estava sendo organizado e preparado com muito zelo e carinho, pensei que não poderíamos perder a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre essas mulheres guerreiras!


Eu sou suspeita sobre a corrida de aventura, quero que todo mundo participe e tenha ao menos parte das sensações que eu tenho a cada prova, que são difíceis de explicar, mas a adrenalina, a superação, a persistência, o companheirismo, os desafios...sinto que tudo favorece o nosso fortalecimento, auxiliando a manter mais confiantes em nós mesmas...não consigo me dedicar tanto quanto eu gostaria aos treinos, mas sou uma entusiasta nata! Tem muita gente que pergunta sobre “o que é esse esporte aí que você faz?” e, ao mesmo tempo, tem muita gente que já ‘foge’ de mim!! Hahaha (parece que não é todo mundo que gosta de tanto perrengue!)


Mas, brincadeiras à parte, elaborei um formulário, junto à nossa acadêmica do curso de Educação Física da UEPG, a Ana Lúcia – que também participou da corrida – com o intuito de conhecer um pouco mais sobre as mulheres que se inscreveram na CA da mulher!


Temos, aqui na UEPG, um projeto de extensão que visa estimular a prática de esportes de aventura, em uma tentativa de aproximar a comunidade à exercícios físicos em meio a natureza. E, diante dessa CA da Mulher – histórica - ficamos curiosas em saber um pouco mais do perfil dessa mulherada.


Sendo assim, fizemos alguns questionamentos e analisaremos os dados, tentando compreender um pouco mais sobre os interesses e realidade das participantes e, quem sabe assim, pensar e criar estratégias para poder aumentar a participação das mulheres nas corridas de aventura!!

Resumindo, o que gostaríamos de ressaltar é que este breve formulário nos trará a oportunidade de discutir mais sobre esse tema, sobre o espaço da mulher nos esportes e também quais ações poderão ser tomadas para que mais oportunidades cheguem a todas as mulheres!!!


Quero agradecer a cada atleta que respondeu ao formulário e, sem divulgar identidades (sigilo de pesquisa), gostaria muito de compartilhar alguns relatos com vocês, pois tenho a certeza que toda a família “Os Pamonhas”, junto à “Equipe Audreynalina”, ficará muito feliz e sentirá que todo o esforço da organização valeu muito... e que todo o trabalho proporcionou novos desafios, superação e crescimento às participantes, o que é muito gratificante para todos nós!

Relatos

"Me senti unida às mulheres fazendo parte de um marco na história da corrida do Brasil. Comprometida e ao mesmo tempo que me senti animada me senti um tanto receosa de ter ou não um bom desempenho ou passar por uma dificuldade que me assusta, como alguns bichos kkkk"


"Privilegiada, valorizada e muito feliz por fazer parte deste primeiro evento só para as mulheres, e trazer uma novata para o time e ser exemplo para outras, minha primeira prova navegando e querendo me superar"

"Teve vários (desafios), no início havia a vontade de participar e o medo de não conseguir, insegurança pelo fato de não praticar qualquer atividade física a muito tempo, depois veio a superação em cada treino feito, a ansiedade para o dia da prova e a alegria de compartilhar esse sentimento com as amigas e família"

"Como somos fodas!!! É lindo de ver tanta mulher que mesmo sem muita experiência na modalidade encara, se programa e faz acontecer!"


"Espero que este evento entre para o calendário de CA, pois foi maravilhoso poder ver atletas de outros esportes conhecendo e se apaixonando pelo nosso esporte. A CA é carente de atletas do sexo feminino e o evento foi um sucesso, não só por nos proporcionar mais um desafio, o que já é esperado de uma prova de aventura, mas por reunir tantas mulheres, de todas as idades, capazes de enfrentar e vencerem seus medos e superarem seus limites"


Parabéns mulherada!

Novamente, só me resta agradecer à Audrey e Norberto, pela iniciativa e ao apoio de toda a "Família Pamonhas" para que esse evento acontecesse! Sucesso demais!

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page